Benefícios do Alongamento

O alongamento traz consigo uma gama de benefícios para a saúde, tanto na preparação para a atividade física, quando praticado de forma independente, como aliado na superação do sedentarismo.


Ao alongar-se, combinando com a respiração pausada, seu corpo e mente relaxam, pois a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos estabilizam, o cérebro faz com que hormônios sejam liberados por todo corpo, gerando uma sensação de bem estar (Gomes 2009).


O alongamento é indicado para pessoas de todas as idades, desde que praticado com orientação de um profissional capacitado e de acordo com as necessidades individuais.


Pode ser utilizado como atividade preparatória ou introdutória de qualquer atividade física, e ao término do exercício como forma de relaxamento.


Benefícios do alongamento:

  • Conscientização corporal;

  • Aumenta a circulação sanguínea;

  • Melhora o metabolismo;

  • Ameniza a rigidez e o perigo de lesões;

  • Reduz a tensão, e as dores musculares;

  • Melhora a postura;

  • Melhora a flexibilidade.


Quando nos alongamos e movimentamos as articulações do corpo, como pescoço, ombros, cotovelos, joelhos, entre outros, estimulamos a liberação do líquido sinovial, responsável por lubrificar e proteger as articulações, prevenindo contra futuras lesões.


Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3,

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