Precisamos aprender os pontos fracos do coronavírus

Destacamos as imagens de dicas que não são tão comuns e escrevemos aqui todas as dicas compartilhadas pela Unimed. Informe-se!


Precisamos aprender os pontos fracos do nosso inimigo maior agora: coronavírus!


Por favor, atentem para as seguintes dicas:



- O vírus desidrata ao ar livre, seca e morre. Ele necessita sair do doente infectado e entrar pela boca, nariz ou olhos da vítima sadia e assim infectar mais um e causar a doença nele.


- Se esse vírus cair em um local exposto à luz solar (ao meio dia) morre em 2 ou 3 minutos. Em tempo nublado, uns 15 minutos.


- Se esse vírus sair do doente num lugar sem luz solar incidindo diretamente nele, um local sombreado como dentro de casa ou dentro de algum veículo e o vírus cair sobre papel, madeira, roupas e cabelos, ele sobrevive por 6 horas.


- Se o vírus cair sobre superfícies lisas, sombreadas e frias como vidro, mármores, azulejos, metais lisos, ele sobrevive por 12 horas.


- Mesmo sendo muito pequenos os vírus, num espirro ou simplesmente uma pessoa falando está batendo a língua no céu da boca e nos dentes e isso vai espirrando gotículas invisíveis cheias de vírus que saem da boca.

Mesmo apenas a respiração do doente já é suficiente para liberar vírus no ar.


- Isolamento social. A pessoa infectada pode não apresentar sintomas mas está produzindo trilhões de vírus em seu organismo e esses vírus saem pela respiração dela.


- Higiene correta: ao usar um transporte público, uber ou estiver trabalhando, não passar os dedos nos olhos, na boca e nem no nariz. Ao chegar em casa não tocar em nada e nem em ninguém antes de lavar as mãos.


- Retire a roupa que usou e pendure num local de pouco movimento e deixe a roupa lá por no mínimo 8 horas, lembre que sobre a roupa os vírus ficam vivos por 6 horas.

Você pendura as roupas à noite e de manhã eles estarão mortos. Assim você poderá usar a roupa novamente. Recomendamos lavar!


- Lave os cabelos! O vírus é altamente sensível ao ph básico do sabão, sabonete, detergente; o shampoo não é muito eficiente pois seu ph é quase neutro, use sabonete nos cabelos, é melhor.


- Ao tocar maçanetas, torneiras ou qualquer superfície lisa onde outras pessoas tocaram antes, não toque seus olhos, nariz nem boca.

Lave as mãos o quanto antes. Não toque sua máscara com as mãos, somente para descartá-la. Evite coçar o nariz mesmo se estiver com a máscara! Lave as mãos e descarte-a, quando necessário.


- Se possível durmam em cômodos diferentes da casa.


- O vírus é altamente vulnerável a qualquer desinfetante, água sanitária, lysoform, pinho sol e, com destaque o álcool etílico porque esse pode ser aplicado sobre a pele mas os outros não. As autoridades recomendam à população o uso do álcool gel 70%.


- Use máscara cirúrgica todas as vezes que sair de casa, ou se for chegar perto de alguém. Evite tocar sua máscara com as mãos. O ideal é descartá-la após 2 horas de uso!


- Evitem todas as formas de aglomerações. Fiquem em casa! assim, logo venceremos essa pandemia.


Com essas dicas, você pode se cuidar mais.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo