Refeições Pré e Pós-treino

A Nutrição esportiva tem como principal objetivo ajudar os praticantes na melhora do rendimento para atingir a composição corporal desejada (ganho de massa muscular, eliminação de gordura, etc).


E quais são as refeições indicadas para pré e pós-treino que podem apoiar os resultados? 


As refeições de pré-treino tem como objetivo oferecer energia para a realização do treino, manter as taxas de glicose no sangue, para que não ocorra hipoglicemia.

A quantidade, tipo de carboidrato e horário da refeição, irá depender de que modalidade que estamos falando e qual o objetivo do praticante de exercício físico. Depende também da duração, intensidade e questões individuais, como tolerância alimentar de cada indivíduo.


O interessante é investir em frutas, suco de fruta natural, batata-doce, aipim, macarrão e deixar uma margem de tempo para a digestão antes do exercício. Essa margem irá depender do alimento e dos objetivos.


Abaixo segue algumas sugestões de combinações do que comer no pré-treino.


Obs: procure um nutricionista, pois a quantidade e horário varia para cada pessoa.


PRÉ-TREINO

(40-90 minutos antes): ⮚ Pão integral com pasta de amendoim + Iogurte + Salada de frutas ⮚ Banana com aveia ou quinua e mel + Suco de frutas natural + Queijo branco ⮚ Cereal integral com castanhas + leite desnatado e fruta ⮚ Batata doce cozida/assada + atum em lata + 1 fruta ⮚ Panqueca de aveia ou quinoa com claras de ovo e banana ⮚ Pão integral com azeite, peito de peru e queijo + Suco de frutas

Já no pós-treino, o objetivo é ajudar o corpo na recuperação muscular e na reposição do estoque de energia. O ideal é ofertar ao corpo, até uma hora após o exercício, fontes de proteína e carboidrato, pois caso não seja realizado, o corpo pode começar a retirar energia do músculo para repor a energia gasta, podendo ocorrer perda de massa muscular.

Algumas sugestões de pós–treino: carnes brancas como frango e peixe, grão de bico, ovos, lentilha, queijos magros, iogurtes, e podemos pensar também em suplementos como whey protein e proteína vegetal em pó de ervilha.


PÓS-TREINO

(até 60 minutos após):Shake com água ou leite (depende do objetivo) + whey protein + fruta ⮚ Pão integral com patê de atum + Suco de frutas ⮚ Batata doce cozida + peito de frango + Suco de frutas ⮚ Arroz integral com peixe + legumes e verduras + fruta ⮚ Macarrão com molho de tomate e atum + legumes + água de coco ⮚ Pão integral com mel + Iogurte batido com whey protein ⮚ Salada de atum com legumes e batata + Suco de frutas

Obs: na hora de escolher seu suplemento alimentar, consulta sua nutricionista, pois a escolha ideal dependerá muito do seu objetivo.


Nutricionista Aline Betinelli, Clique para falar pelo Whatsapp +55 51 9197-5897, Nutri_bertani@hotmail.com, www.instagram.com/alinebertani.



39 visualizações0 comentário